Logoterapia - olhar o homem e a sua eterna busca de sentido

Reconciliação, Acompanhamento Espiritual e Psicoterapia

O formador é o Dom Nuno Manuel dos Santos Almeida, doutorado em Logoterapia. A formação está aberta a quem quiser.

26 Fevereiro 2018 | 10h30 – 12h00

  • Apresentação e Introdução:

Reconciliação, acompanhamento espiritual e psicoterapia: O que é comum, distinto e específico nestes três tipos de encontro?

Pretendemos fazer, juntos, um percurso teológico e espiritual psicologicamente ricos e um itinerário antropológico e psicológico teologicamente iluminados e iluminantes.

Para atingir os objetivos propostos seguimos a via do diálogo entre a Logoterapia de Viktor Frankl e a fé cristã, visando oferecer profundidade e alargar o horizonte da Teologia e da Diaconia da Reconciliação (sofrimento, culpa, transitoriedade da vida).

A acentuação metodológica da experiência e pensamento de um psicólogo não fará esquecer o primado ontológico da Revelação.

Procuram-se caminhos profundos de reconciliação com a vida a partir da ação de Deus e dos esforços humanos, procurando vislumbrar projetos de vida carregados de sentido.

26 Fevereiro 2018 | 15h30 – 17h30

  • Vida da reconciliada, testemunho reconciliante e obra reconciliadora de Viktor Frankl:

Este momento estará ancorado biográfica e bibliograficamente a Viktor Frankl. Damos voz a Frankl, procurando os desafios, provocações e vias para o nosso ministério. Analiticamente, procuraremos colher elementos importantes no itinerário de vida e pensamento e os eixos importantes da sua visão, revisitando hermenêuticamente o seu percurso teorético e existencial. Biografia e testemunho dão vigor e fundamento ao pensamento. Far-se-á uma abordagem hermenêutica, declinada também com a narração testemunhal. Pretendemos fazer uma introdução à Logoterapia.

27 Fevereiro 2018 | 9h00 – 11h00

  • Reconciliação e pacificação:

Procuramos configurar a singularidade da reconciliação cristã, apresentando-a como fonte e recurso de uma vida nova e de relacionamentos novos. Compreensão teológica da singularidade da reconciliação cristã (intellectus reconciliationis) como uma possível resposta para os tempos de “subjetividade absoluta” e de “vazio espiritual”, onde vivem tantos contemporâneos, sobretudo jovens. Procura-se “voltar um olhar penetrante para com a reconciliação para aprofundar o seu significado e importância e retirar as necessárias consequências operativas” (RP 4).

  • Acompanhamento Espiritual:

Desafio cultural, educativo, religioso e pastoral dos percursos alternativos da religiosidade (Novos movimentos religiosos, Nova Era, Ocultismo e Satanismo).

  • Psicoterapia:

Modelos de intervenção em psicoterapia e aconselhamento psicológico: Cognitivistas, Sistémicos, Psicanálise e Humanistíco-Existenciais.

O termo “psicoterapia” é hoje usado em sentido muito amplo. Procuramos brevemente situar-nos nas verdadeiras psicoterapias ou sistemas que têm como finalidade aliviar ou curar os penosos sintomas da neurose.

Quem mergulha na neurose, mesmo não estando fisicamente doente, sofre, poderíamos dizer por “não saber como viver”. Os vários modelos de psicoterapia procuram restituir à pessoa o equilíbrio emocional.

A logoterapia de Viktor Frankl procura ajudar o indivíduo a tornar-se responsável pela sua própria vida. A finalidade da vida, segundo Frankl, não é tanto procurar não sofrer, quanto a ser capazes de sofrer, conseguir e experimentar o sentido da vida.


27 Fevereiro 2018 | 11h30 – 13h30 (Fim da formação e almoço)

  • Pastoral da Reconciliação, da Pacificação e da Esperança:

Acolher, acompanhar, discernir e integrar.

Conclusão

Mais Informações e Inscrições:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
925352109 ou 936596121

Logoterapia Cartaz